Tratamento Superfícial

Serviços:

OXIDAÇÃO PRETA E FOSFATIZAÇÃO.

<”h4″ class="”pi-text-red”">OXIDAÇÃO PRETA:

O processo de Oxidação preta em banhos alcalinos e oxidantes (TEC OX – Produto fornecido pela TecFAR) é realizado em temperaturas na ordem de 130 à 140oC. Este processo propicia na superfície dos componentes ferrosos, um filme de óxido de ferro (Fe3O4 – Magnetita) denso, aderente e com coloração preta. A espessura do filme de óxido formado é da ordem de décimos de microns, variando normalmente entre 0,6 a 1, 2 µm. O empretecimento como o resultado da Oxidação química da superfície ferrosa é empregado para fins decorativos, assim como, para proteção temporária contra a corrosão, uma vez que a camada oxidada absorve e retêm os mais variados óleos protetivos.

Quanto ao efeito estético, o brilho da camada empretecida depende das condicões da superfície das peças tratadas. Assim, em peças polidas o acabamento será preto brilhante já em peças decapadas ou jateadas assumirá o acabamento fosco.

Entre os exemplos de aplicação destacam-se: os componentes de máquinas operatrizes; ferramentas de corte manuais e de máquinas; dispositivos para metrologia; blocos de máquinas hidráulicas; parafusos; molas; engrenagens, etc.


<”h4″ class="”pi-text-red”">FOSFATIZAÇÃO:

O uso mais difundido da Fosfatização é preparar a Superfície Metálica para permitir uma boa aderência da tinta e impedir o desenvolvimento dos processos de corrosão. A durabilidade da tinta está diretamente ligada à eficácia do sistema de pré-tratamento do substrato. Tratar as superfícies dos metais antes da pintura tem como objetivo tornar estável (base inerte) a superfície instável do metal, para receber a tinta.

A Fosfatização  ainda é o processo mais aceito como base de pintura, desenvolvido para o aço e aço galvanizado. Compostos para Fosfatização e mecanismo de formação de camada são, basicamente, fosfatos metálicos, dissolvidos em soluções aquosas de ácido fosfórico.